sexta-feira, 14 de junho de 2013

Facebook vai habilitar recurso de hashtag

O Facebook noticiou na última quarta-feira (12) que está lançando o recurso de hashtags em seu feed de notícias. Elas serão azuis e redirecionarão o usuário para uma página de pesquisa com outras publicações que incluem a mesma hashtag.

As hashtags ficaram famosas por causa do Twitter e hoje são usadas em outros sites de redes sociais, como Instagram, Pinterest e Tumblr. O recurso da hashtag é transformar temas e frases em links “clicáveis” em sua timeline ou página. Elas também tornam seu post “pesquisável”.

"Até o momento, não houve uma maneira simples de ter uma visão ampliada do que está acontecendo ou o que as pessoas estão falando", diz Greg Lindley, gerente de produto do Facebook. As hashtags, diz ele, ajudarão a deixar mais conversas em primeiro plano. 
Como parte do lançamento, o Facebook diz que você também será capaz de clicar em hashtags que se originaram em outros serviços, como o Instagram, que é de propriedade do FB. Recursos adicionais, incluindo "trending hashtags", ou seja, uma compilação das hashtags mais mencionadas naquele momento, também deve ser lançado em um futuro próximo.

Recurso não afetará privacidade
Em outros sites, as hashtags ficam abertas a todos. No Facebook, elas não afetarão a privacidade da conta: se suas configurações de privacidade estão definidas para que somente amigos leiam as publicações, por exemplo, apenas seus amigos poderão vê-las, mesmo que haja hashtags.
Um alerta: se você usar uma hashtag em um post que publicou e quer que ele seja acessível a todos, lembre-se que sua configuração de privacidade mais recente é aquela que o Facebook deixará como padrão para as mensagens seguintes, a menos que você as modifique novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário